A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, em conjunto com o Gaeco, está cumprindo 27 mandados de busca e apreensão em alvos localizados em três estados: Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
A operação, batizada de “Axolote”, em referência a uma espécie de anfíbio, já é considerada a maior na história do órgão ambiental catarinense em termos de ordens judiciais.
De acordo com a PMA, os crimes investigados incluem organização criminosa, maus-tratos, comércio ilegal e receptação, além de diversas infrações ambientais. As autoridades não descartam a possibilidade de novos enquadramentos criminais à medida que a operação avança.
Até o momento, os mandados seguem sendo executados, e diversos animais já foram resgatados e serão apreendidos. A Polícia Militar Ambiental também está emitindo os boletins de ocorrência e autos de infração relacionados.
Em Santa Catarina, os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Araranguá, Balneário Camboriú, Barra Velha, Blumenau, Itajaí, Joinville, Navegantes, Palhoça, Penha, Santo Amaro da Imperatriz e Timbó.
Em SP, a ação acontece nas cidades de Arthur Nogueira, Diadema, São Paulo e Sorocaba, além de Curitiba, no Paraná.
Foto: Polícia Militar Ambiental