Diversas regiões do país sofrem, há algumas semanas, com os reflexos das queimadas na Amazônia. No Sul do Brasil, calor extremo, céu alaranjado e, até mesmo, chuva preta, foram registrados nesta semana.
Na última terça-feira (10), moradores de cidades no Sul gaúcho registraram chuva preta, fenômeno causado pela mistura de fuligem atmosférica com a precipitação. Com a previsão de instabilidade até sexta-feira no Sul do país, Santa Catarina e Paraná devem registrar queda de chuva preta. Confirmando a previsão cidades do oeste catarinense registram chuva preta nesta quinta-feira (12), e Florianópolis registou o fenômeno da chuva preta nesta sexta-feira (13), pela manhã em menor intensidade.
Segundo a Defesa Civil, uma frente fria chegará ao Estado com chuvas em todas as regiões e com maior chance de chuva preta. A Defesa Civil de Santa Catarina alertou sobre a baixa qualidade do ar nos últimos dias, pois o Estado Catarinense está sentindo os impactos das queimadas que ocorrem na região Centro-Norte do Brasil, Bolívia e Paraguai.
Nos últimos dias também foi registrado muita neblina. Conforme a Epagri/Ciram, a neblina é formada pela condensação de vapor de água e que geralmente se dissipa ao longo da manhã. Já a fumaça proveniente das queimadas é composta por partículas de material queimado que permanecem no ar por dias, aumentando a densidade e persistência da névoa.
Foto:GZH